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PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

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segunda-feira, 23 de maio de 2011

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

O olhar como psicopedagogo é um constante desvendar dos conteúdos  específicos, sem deixá-los de lado, buscando abstrair dos mesmos, conceitos implícitos, mecanismos operatórios e sobretudo a maneira como se dá a construção desse conhecimento, assim como seus vínculos afetivos.

Aspectos observados:
- Aquisição e articulação de sons e palavras,
- Atenção e concentração,
- Construção cognitiva,
- Construção de vínculos: afetivos, sociais e escolares,
- Coordenação global, fina e óculo-manual,
- Desenvolvimento psicomotor,
- Distúrbios de leitura e escrita,
- Elaboração e organização mental,
- Percepção pessoal e familiar,
- Psicomotricidade,
- Percepção e descriminação visual e auditiva,        
- Percepção espacial/temporal,
- Raciocínio lógico.

Objetivos:       
- Favorecer e auxiliar para aquisição do saber.
- Auxiliar nos transtornos de aprendizagem.
- Reintegrar o sujeito a uma vida escolar e social tranqüila,
- Proporcionar uma relação mais afetiva consigo e com o outro.
- Levar ao reconhecimento de suas potencialidades.

- Auxiliar no reconhecimento dos limites e como interagir diante deles.
- Ajudar na busca de alternativas para alcançar o saber.
- Resignificar conceitos que influenciam no momento do aprender.

Etapas:
1- Avaliação:
Aplicação de testes e avaliações que darão subsídios e permitirão elaborar um parecer tanto para os pais como para os profissionais de Educação diretamente ligados a criança ou jovem.
Encontros semanais com aos pais e/ou responsáveis, filhos quando necessário e a criança ou jovem que realizará os testes.
Entrevista com os pais e/ou responsáveis, bem como, com a criança.

Devolutiva tanto para os pais como para a criança, com o resultado das avaliações e também o parecer e indicações.
Entrega de relatório escrito para a instituição de ensino com parecer do psicopedagogo, com o objetivo de criar parcerias no momento da construção do saber da criança ou jovem em questão.

2 - Intervenção: 
Ação junto ao sujeito para qual se destina a  aprendizagem.
Atendimentos os pais ou responsáveis com devolutiva do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, dos progressos e resultados.